Com transmissão online, 4º Simpósio da Bacia Hidrográfica do São Francisco começa nesta quarta-feira

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Trecho do rio São Francisco na cidade de Bom Jesus da Lapa

O Fórum de Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (BHSF) e o Comitê da Bacia (CBHSF) promoverão, a partir desta quarta-feira (14) até sexta-feira (16), em Belo Horizonte (MG) o 4º Simpósio da BHSF. O evento terá transmissão online.

Com tema central “Gestão Hídrica no rio São Francisco: desafios e soluções”, o simpósio tem o objetivo de congregar seis grandes eixos que são as metas do Plano Diretor de Recursos Hídricos do CBHSF: Governança e mobilização social; Qualidade de água e saneamento; Quantidade de água e usos múltiplos, Sustentabilidade Hídrica no Semiárido; Biodiversidade e requalificação ambiental; e Uso da terra e segurança de barragens. Esses temas comporão toda a agenda do evento, resultando na sinalização de deficiências e soluções na busca da qualidade ambiental e articulações em defesa do Velho Chico.

O evento vai reunir pesquisadores e acadêmicos de todo o país para apresentação de estudos que contemplem a bacia São Francisco e, dessa forma, identificar produções científicas sobre a bacia, que possam auxiliar o CBHSF na busca por melhorias socioambientais. O evento contará com a participação nacional e internacional de diversos estudiosos relacionados à gestão dos recursos hídricos.

O 4º SBHSF destina-se a profissionais ligados a diversas áreas do conhecimento, especialmente relacionadas a água e meio ambiente, universitários, professores, empresários, consultores ambientais, representantes de organismos não governamentais, representantes dos órgãos de Governo em todas suas esferas, representantes de entidades usuárias dos recursos hídricos, empresas de consultoria em temas ambientais e demais interessados.

Restrição presencial

Devido a questões relacionadas à pandemia de Covid-19, o número de vagas teve que ser aplicado, limitando a 350 participantes presenciais. No entanto, com transmissão online, todos podem ter acesso ao conteúdo programado. As inscrições seguem abertas até amanhã (13) no site do Simpósio. (Carlos Brito)