Via Bahia.ba
Contratada pela XP Investimentos, a pesquisa realizada pelo Instituto Ipespe e divulgada nesta quarta-feira (31) aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém na liderança na disputa pelo Palácio do Planalto. No levantamento estimulado para o primeiro turno, ele soma 43% das intenções de voto, contra 35% do presidente Jair Bolsonaro (PL).
O cenário permanece o mesmo para Ciro Gomes (PDT), que se mantém na terceira posição, com 9%, seguido de Simone Tebet (MDB), que agora soma 5%. Felipe D’Avila (Novo) marcou apenas 1%; os outros candidatos não chegaram a pontuar; brancos e nulos são 4% e não sabem ou não responderam marcam 2%.
Na última pesquisa XP/Ipespe, publicada em 25 de julho, Lula aparecia com 44%, com uma oscilação dentro da margem de erro, enquanto Bolsonaro marcava os mesmos 35%.
SEGUNDO TURNO
Em um eventual segundo turno entre os dois primeiros colocados, Lula também vence Bolsonaro por 53% a 38%. Braco, nulo, não vai votar, não sabe ou não respondeu, somam 9%. Em relação ao levantamento anterior, o petista manteve o mesmo percentual e o atual chefe do Executivo oscilou dois pontos para cima, também dentro da margem de erro, ante os 36% de julho.
O Ipespe entrevistou, por telefone, 2 mil pessoas de 16 anos ou mais, entre os dias 26 e 29 de agosto. O nível de confiança é de 95,5%, a margem de erro é de 2.2 pontos percentuais e o custo foi de R$ 84 mil. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-04347/2022.