O incêndio atingiu uma área de vegetação próxima a comunidade Araxá, zona rural de Bom Jesus da Lapa. Os brigadistas do Prevfogo/IBAMA e conseguiram debelar o incêndio na tarde desta sexta-feira(26). Se a ação da brigada não tivesse agido rápida, o fogo teria invadido outras áreas.
A SEMEIA alerta os proprietários de áreas rurais precisam ficar atentos para evitar incêndios de grandes proporções, sempre é bom reforçar as medidas de prevenção, já que fatores como o aumento da incidência de ventos, a baixa umidade relativa do ar e a falta de chuvas contribuem para que eles ocorram, e a vegetação seca, vira um combustível fácil. Por isso, a preocupação deve ser redobrada por parte da população em relação à vegetação, que está à beira das estradas, e ás queimadas irregulares, pois estamos no período mais critico da estação.
Ainda de acordo a pasta, os Combatentes Bombeiros, seguem atentos às ocorrências e pedem que as pessoas não ateiem fogo nas proximidades da vegetação seca.
PROVOCAR QUEIMADAS É CRIME E PODE GERAR PENA DE ATÉ QUATRO ANOS DE RECLUSÃO
De acordo com o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998, a prática é criminosa por poluir na forma de fumaça, além de causar riscos de incêndio para habitações, destruir a vegetação e poder causar a morte de animais. A penalidade é válida tanto para grandes queimadas para desmatamento quanto para pequenos atos como atear fogo em lixo doméstico ou em folhas no quintal.