A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), as Federações estaduais, sindicatos e associações do setor promoveram, nesta quarta-feira (10), em Brasília, o Encontro Nacional do Agro.
O evento reuniu representantes de Sindicatos Rurais de todo o país, das Federações Estaduais de Agricultura e Pecuária e de associações do setor.
Além dos temas específicos do setor, também foram tratados assuntos como reforma tributária, administrativa e política; educação, formação e emprego; saúde e segurança; segurança alimentar; e meio ambiente (fontes de energia limpa e mercado de carbono).
O Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa e produtor do Projeto Formoso, Ervino Kogler foi um dos participantes do encontro e falou a importância do evento para o setor. Segundo ele o evento contou com a participação de lideranças de todas as regiões do Brasil, e mostrou a eficiência do agro.
Ervino destacou que durante a reunião foi construído uma pauta, envolvendo desde o pequeno produtor que planta uma uma ou duas hectares até o grande empresário rural. “Então todos nós estamos inseridos no negócio, e nada mais justo do que construir uma pauta do setor”.
Ainda de acordo o presidente do Sindicato, a pauta construída no evento vai ser entregue a todos os candidatos a presidência da república e é a reivindicação que envolve o agro, incluindo as demandas do sindicato, do Distrito Formoso, da Banana da Bahia e da Fruta Oeste.
O Enagro 2022 aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Além do presidente Jair Bolsonaro e Tereza Cristina, participaram da abertura oficial o presidente da CNA, dr. João Martins, e os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, e do Meio Ambiente, Joaquim Leite.