Após dois anos suspensa, por causa da pandemia da Covid-19, as comemorações da Festa do Bom Jesus da Lapa iniciaram no dia 28 de agosto, com o tema: “Bom Jesus, filho de Maria: caminho, verdade e vida”. Foram 9 dias de novena, que celebraram os 331 anos de romaria do Bom Jesus da Lapa. E na manhã de hoje, sábado (6), foi realizada a Missa Festiva na Esplanada do Santuário, presidida por Dom João Santos Cardoso, bispo da cidade, reunindo milhares de romeiros e lapenses.
O evento, que foi intitulado como patrimônio imaterial da Bahia, reúne milhares de fiéis desde as primeiras horas da última sexta-feira (5).
Neste sábado, a programação começou desde às 5h e segue até as 18h. Às 15 horas será realizado o terço da divina misericórdia e bênçãos, seguido da procissão com o a imagem do Bom Jesus, às 17 horas, com previsão de durar cerca de uma hora. A celebração de encerramento da romaria será realizada às 18h.
A expectativa é que pelo menos 600 mil pessoas participem das celebrações. Esta é a mesma quantidade que esteve no local em 2019, a última que aconteceu antes da suspensão da celebração presencial por causa da pandemia.
No ano passado, o evento aconteceu de maneira semipresencial e em 2020, de forma totalmente online.
Além dos fiéis, os romeiros marcaram presença nas primeiras horas da romaria, ainda neste sábado (6). Quatorze cavaleiros e mais seis pessoas com carros de apoio saíram do município de São Desidério, na última segunda-feira (1°), e percorreram 270 quilômetros de cavalgada, até a cidade de Bom Jesus da Lapa. Eles chegaram por volta das 8h.
Ver essa foto no Instagram