Presidente da Ucrânia acusa a Rússia de usar bombas de fósforo, proibidas pela ONU

0
GrupoSCosta-350x250px

“As operações militares russas na Ucrânia são um claro terror contra a população civil”, declarou Zelensky Foto: Reprodução

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou nesta quarta-feira (13) a Rússia de ter usado bombas de fósforo branco – proibidas no mundo inteiro pela Convenção de Armas Químicas da ONU (Organização das Nações Unidas) – na invasão ao território ucraniano.

Esses artefatos podem causar corrosão dos ossos, ardência interna e queimaduras em seres humanos. Segundo Zelensky, que fez a acusação durante um discurso ao Parlamento da Estônia, tropas russas utilizam táticas terroristas em civis ucranianos. “As operações militares russas na Ucrânia são um claro terror contra a população civil”, declarou.

Na terça-feira (12), autoridades ucranianas já haviam afirmado que estão investigando o uso de bombas de fósforo em um ataque no fim de semana em Mariupol. Moscou nega o uso de armas químicas na guerra na Ucrânia, que começou no dia 24 de fevereiro.

Estupros

Na terça, Zelensky disse que centenas de meninas e mulheres foram estupradas por soldados russos desde o início da invasão. “Foram registrados centenas de casos de estupro, incluindo de meninas menores de idade e crianças muito pequenas. Incluindo um bebê!”, afirmou Zelensky em uma mensagem ao Parlamento lituano.