Vendas do comércio varejista brasileiro crescem pelo segundo mês seguido

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O varejo registrou alta de 1,1% em fevereiro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE Foto: Agência Brasil

O volume de vendas do comércio varejista brasileiro aumentou 1,1% em fevereiro na comparação com o mês anterior, na série com ajuste sazonal. Essa é a segunda alta consecutiva do indicador, que havia crescido 2,1% em janeiro.

A média móvel trimestral variou 0,2% no trimestre encerrado em fevereiro, depois da estabilidade no trimestre até janeiro, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (13) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista cresceu 1,3% frente a fevereiro de 2021, depois de queda de 1,5% em janeiro de 2022 em relação ao mesmo mês de 2021. No acumulado no ano, o varejo tem variação de -0,1%. Já no acumulado nos últimos 12 meses, ao passar de 1,3% até janeiro para 1,7% em fevereiro, o setor mostrou aumento de intensidade de crescimento.

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e materiais de construção, o volume de vendas avançou 2% em relação a janeiro (0,2%). Com isso, a média móvel do trimestre encerrado em fevereiro avançou 0,7%, quando comparada à média móvel no trimestre fechado em janeiro (0,3%).

O avanço de 1,1% no volume de vendas do varejo em fevereiro, na série com ajuste sazonal, teve taxas positivas em seis das oito atividades pesquisadas: livros, jornais, revistas e papelaria (42,8%), combustíveis e lubrificantes (5,3%), móveis e eletrodomésticos (2,3%), tecidos, vestuário e calçados (2,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,6%) e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,4%).

Por outro lado, houve queda em artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-5,6%). Já o setor de equipamentos e material para escritório informática e comunicação ficou estável (0%).