A Oficina de Luthieria do Vale do Corrente acontece até o dia 15 de maio de 2022 na cidade de São Félix do Coribe, no Oeste da Bahia. A Oficina é conduzida por uma família de luthiers que trabalha com construção e reparação de instrumentos musicais, como violão e violino, além de diversos tipos de flauta, os artistas Chico Mallero e Ícaro Mallero.
Chico Mallero lembra que a Oficina trabalha com instrumentos milenares. Serão realizadas duas oficinas dedicadas à confecção artesanal de flautas e tambores. A flauta é considerada o primeiro instrumento musical, sendo datada de mais de 35 mil anos. Enquanto o tambor, feito originalmente de troncos de árvores e peles de animais, existe há, pelo menos, cinco mil anos.
Foram selecionados 28 participantes, entre 52 inscritos, do Território Bacia do Corrente, das cidades de Santa Maria da Vitória, Correntina, Santana e São Félix do Coribe. Cada participante recebe uma bolsa de R$ 250 como forma de incentivo.
As atividades estão acontecendo no Atelier da Casa Mallero aos sábados. Na programação estão previstas duas Aulas-show com Chico Mallero, nos dias 19 de março e 23 de abril. Um Sarau com apresentações musicais de artistas da região encerra as atividades da Oficina no dia 15 de maio. O Sarau será aberto ao público que confere uma exposição dos instrumentos fabricados durante a oficina.
Durante a realização da oficina, serão seguidas medidas de segurança em saúde para adequação ao contexto da Pandemia da COVID-19, como distanciamento entre os participantes, uso de máscara e álcool em gel.
O projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Música 2019, tendo apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.
Casa Mallero
Um marco da cultura na cidade de São Félix do Coribe, na Bahia, a Casa Mallero é um atelier de arte dedicado a projetos na área de música, dança, artes visuais e artes plásticas.
Assessoria de Comunicação
Thaís Brito