Caminhada ao “Dia Mundial da Conscientização do Autismo” é realizada em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Foto: divulgação

Com o objetivo de chamar a atenção da população para a importância da conscientização do autismo, a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com a Associação de Mães e Pais de Autistas Lapenses (AMPAL), realizou uma caminhada, na manhã deste sábado(2).

Foto: divulgação
Foto: divulgação

O grupo usava camisetas azuis e levava nas mãos balões da mesma cor. Participaram pais, familiares, professores, secretários, vereadores, com o objetivo de divulgar a informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sensibilizar as pessoas e reivindicar os direitos das pessoas com autismo.

Lei que cria carteira de identificação da pessoa autista

Em Bom Jesus da lapa, já existe a Lei nº 1.453/21, que cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e torna obrigatório a inclusão do Símbolo Mundial da Conscientização do Transtorno do Espectro Autista em todas as placas de sinalização de prioridade presentes em estabelecimentos abertos ao público, repartições públicas e outros, no município.

Foto: divulgação

Autismo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem cerca de dois milhões de autistas no Brasil. Entre as características do autismo, as principais são: prejuízo na capacidade de interação social; comprometimento na comunicação; e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.