Em nova medição realizada na manhã desta sexta-feira, 1º de abril, o nível do Rio São Francisco se mantém acima dos 4 metros(m) na cidade de Bom Jesus da Lapa. Conforme os dados da Estação Fluviométrica da Agência Nacional de Águas – ANA, instalada na ponte Gercino Coelho, mostram que a cota está em 4,88 m acima do normal, baixando 4,16 m nos últimos 20 dias.
O Rio São Francisco apresentou duas cheias em 2022 na cidade de Bom Jesus da Lapa. A primeira começou no início de janeiro, devido às chuvas que caíram na região do Norte de Minas Gerais a abertura parcial das comportas da Hidrelétrica de Três Marias, onde o nível do rio chegou em 9,20 m no início de fevereiro(relembre aqui). E a segunda cheia registrada neste mês de março, chegando a em 9,30 m no último dia 9(relembre aqui).
Cheia de 2022
A cheia do rio São Francisco em 2022 foi uma das maiores desde as grandes enchentes de 1992, com níveis registrados similares aos do ano de 2007 no Norte de Minas e superiores em algumas regiões da Bahia.
As hidroelétricas de Três Marias, na Região Central Mineira, e de Sobradinho, no Vale São-Franciscano Baiano, ficaram com comportas abertas por mais de 60 dias entre janeiro e março.
Em todo trecho do rio, a expansão das margens proporcionou grandes áreas de alagadiço, favorecendo a reprodução dos peixes durante a piracema.
Ver essa foto no Instagram