Mulheres lapenses que contribuem para o desenvolvimento da cidade, nos mais diferentes segmentos, foram lembradas e homenageadas na sessão ordinária desta terça-feira(8), pela Câmara Municipal de Vereadores de Bom Jesus da Lapa, para marcar o Dia Internacional da Mulher celebrado hoje.
No seu discurso de abertura da solenidade, o presidente da Casa destacou a importância do Dia 8 de Março, no entanto lembrou que todos os dias do ano é dedicado à mulher, por tudo que as mulheres representam, e lembrou que os valores vão muito além da beleza exterior, e sim as conquistas e lutas. Ele também lembrou da importância das políticas públicas que combatam a violência contra as mulheres. Em seguida, o presidente passou os trabalhos da Mesa Diretora para a vereadora Andréa do João Paulo II, que seguiu com a condução da sessão.
Na sua fala Andreia afirmou que se sentia honrada pela condução dos trabalhos da Casa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, e que isso mostra o empenho e garra, da busca sempre pelo crescimento, já que as mulheres podem ocupar qualquer lugar, antes visto como impossível para a classe. “Para alguns o dia de hoje é uma data comum, mas para nós mulheres que conhecemos e sabemos, que o que queremos e onde queremos chegar, sabemos que é para além de uma data comemorativa, mas uma data de luta, de resistência e vontade de continuar reafirmando os nossos desejos de lutar. E hoje, gostaria de convidar todas as mulheres em especial, que aquela palavrinha que está no modismo de hoje, sororidade, saia do papel. Porque, tudo que é moda um dia passa, e a nossa luta e a nossa resistência ela não vai parar nunca, porque ela é contínua e diária”, disse.
Andreia lembrou que inúmeras mulheres se sacrificam dia a dia para manter a “sua casa em pé”, ou seja, a “sociedade em pé”, abrindo mão dos seus melhores momentos da sua vida, com a missão de fazer um mundo melhor para todos.
A primeira dama de Bom Jesus da Lapa Josefa Nunes foi convidada a fazer o uso da fala, em seu discurso ele frisou que muitas lutas já foram feitas, as quais possibilitaram muitas conquistas para as mulheres, e lembrou que as mulheres não querem embates e nem conflitos, mas assim conquistar os seus direitos e serem respeitadas. Na oportunidade ela chamou a atenção para o número alarmante de feminicídio no Brasil.
Com a palavra franqueada, os vereadores renderam homenagens pelo Dia Internacional da Mulher, destacando o papel importante que a mulher ocupa em todos os espaços da sociedade, no entanto lembraram da necessidade de criação de políticas públicas que fortaleçam e ofereçam condições para que a mulheres consigam de fato ocupar o seu espaço de direito.
Participaram do evento policiais militares da Ronda Maria da Penha, Servidoras da Casa e a Secretária da Educação, entre outras representações femininas da sociedade de Bom Jesus da Lapa, que foram homenageadas e receberam uma lembrança simbólica dos vereadores.