Um novo golpe envolvendo o nome do Sebrae tem colocado os empreendedores e a população geral em alerta. Criminosos tem utilizado, com frequência, a marca da entidade para enviar mensagens de SMS com falsa promessa de contratação de equipes para trabalhar e um link que redireciona para um número de WhatsApp.
Para evitar cair no golpe, a entidade recomenda que todos ignorem qualquer mensagem por e-mail, SMS, WhatsApp e outros canais solicitando dados, pagamento, confirmação ou código via SMS em nome do Sebrae, pois são golpes envolvendo a marca e já estão sendo apurados pelas autoridades policiais.
Cuidados
Caso você receba por SMS, e-mail ou WhatsApp mensagens com esse conteúdo criminoso, utilizando o nome do Sebrae, não clique, não responda, não crie conta comercial e não aceite participar desta seleção. Se tiver qualquer dúvida, é recomendável entrar em contato com os canais oficiais de atendimento ou pela Central de Relacionamento, no telefone 0800 570 0800.
Para alertar também os empreendedores sobre como se precaver, o Sebrae Bahia produziu um vídeo que explica, de forma detalhada, a melhor maneira de agir diante desses casos. Com uma linguagem simples e objetiva, o vídeo aborda como fraudes e cobranças indevidas aplicadas são direcionadas ao empreendedor, principalmente o MEI. Além disso, o material mostra os cuidados que os empresários precisam ter para evitar cair em golpes do boleto falso, cobrança indevida, receita federal ou golpe do WhatsApp. Clique aqui e assista.
Canais oficiais
Todas as informações relacionadas aos Microempreendedores Individuais (MEI) podem ser encontradas por meio do site oficial. No Portal do Empreendedor, o público encontra informações sobre cobranças indevidas para o MEI e fraudes.
Além do portal oficial, o empreendedor também conta com o e-CAC, canal oficial com a Receita Federal, por meio da Central Virtual de Atendimento, pelo site cav.receita.fazenda.gov.br.
Caso o MEI necessite de outras informações ou consultorias relacionadas ao negócio, o Sebrae conta com a Central de Relacionamento, no telefone 0800 570 0800. O empreendedor pode também conversar online, por chat ou e-mail, com os técnicos da entidade para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio, pelo site. Os serviços são gratuitos.
Para processos seletivos, a entidade disponibiliza editais em seu site institucional, bem como nos canais oficiais, e não envia SMS ou mensagem de WhatsApp.