O monitoramento feito através das medições da estação fluviométrica do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), instalada na ponte Gercino Coelho, mostra que o nível do rio São Francisco voltou a subir na cidade de Bom Jesus da Lapa. Nos dados atualizados no início da manhã e deste domingo(13) a cota estava em 8,83 metros, mostrando um aumento de 3 centímetros nos últimos dois dias.
A cheia do Rio São Francisco registrada em Bom Jesus da Lapa já dura mais de um mês, e várias comunidades ribeirinhas e ilhas localizadas no município continuam cobertas pela água. Já na sede, três restaurantes e dois quiosques construídos às margens do rio, no bairro da Barrinha, também continuam submersos. A cheia também afeta plantações e pastagens, e dificultou o acesso a diversas comunidades.
Norte de Minas
Na Região Norte do Estado, o nível do rio São Francisco também voltou a subir depois de abaixar quase três metros após o pico da cheia, ocorrida entre 20 e 28 de janeiro no trecho que vai da foz do rio das Velhas até a divisa com a Bahia. Em Cachoeira da Manteiga, no município de Buritizeiro, primeiro ponto de monitoramento depois de Pirapora, o nível recuperou mais de 1,60 m durante a última semana.
Previsão de chuvas
As previsões continuam apontando para a ocorrência de mais chuvas em toda a bacia do rio São Francisco, principalmente nas partes mais altas de Minas Gerais e da Bahia. Os volumes pode superar 200 mm em algumas localizadas à jusante da UHE de Três Marias.
Confira as imagens do Rio São Francisco no Instagram do Notícias da Lapa
Ver essa foto no Instagram