O monitoramento feito através das medições da estação fluviométrica do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), instalada na ponte Gercino Coelho, mostra que o nível do rio São Francisco continua baixando na cidade de Bom Jesus da Lapa. Nos dados atualizados no início da tarde desta sexta-feira(11) a cota estava em 8,84 metros, mostrando uma redução de 29 centímetros durante a semana.
No entanto, o volume de água pode voltar a elevar-se, considerando que em Malhada e Carinhanha, primeiros municípios baianos banhados pelo Velho Chico, o nível do rio voltou a subir.
A cheia do Rio São Francisco registrada em Bom Jesus da Lapa já dura mais de uma mês, e afetou a rotina de moradores das comunidades ribeirinhas e ilhas localizadas no município. Já na sede, o único local atingido foi o bairro da Barrinha, onde três restaurantes e dois quiosques construídos às margens do rio ainda continuam submersos. A cheia também afetou plantações e pastagens, sendo necessária a remoção de rebanhos em várias áreas.
A cheia que atingiu o seu pico na madrugada do dia 4 de fevereiro, com a cota de 9,20 metros na cidade de Bom Jesus da Lapa, já dura mais de um mês, sendo considerada a quarta maior desde 1940, segundo SGB/CPRM, ficando atrás apenas das cheias de 1979, quando a cota foi de 10,20 m, 1992, de 9,98 e apenas seis centímetros a menos do que o registro de 1949, que foi 9,26 m.
Confira as imagens do Rio São Francisco no Instagram do Notícias da Lapa
Ver essa foto no Instagram