Após o golpe da invasão do WhatsApp em que bandidos se passam por uma pessoa e pedem dinheiro para os contatos, há um novo que envolve o Instagram. Ele consiste em tomar a conta de alguém e tentar enganar as pessoas, oferecendo produtos nos Stories com preços bem abaixo dos praticados.
O empresário e presidente da CDL de Bom Jesus da Lapa, Vagner Seixas, teve seu perfil no Instagram invadido por criminosos nesta segunda-feira, 1º de fevereiro. Ele divulgou a informação e alerta para seus contatos não caiam em golpes.
Em posse do perfil de Vagner, os golpistas publicaram stories oferecendo celular, geladeira, maquina de lavar, televisor e videogame. Várias pessoas estão caindo no golpe e fazendo pix.
Dificuldades para recuperar a conta
O empresário já registrou um boletim de ocorrência e tem feito uma verdadeira correria para alertar os amigos sobre o golpe. Vagner está tendo problemas para conseguir suporte do Instagram para recuperar a sua conta e pede que a informação seja compartilhada para que ninguém mais caia nos anúncios falsos dos golpistas.
Como descobrir e evitar cair em um golpe
Para especialistas em segurança digital, as pessoas precisam ter mais atenção com os seus perfis. Já que a mídia social passou há muito tempo do ‘status’ de passatempo para se tornar um negócio. E a simples perda de um perfil pode causar prejuízos financeiros consideráveis para o dono da conta e seus seguidores. Para evitar dores de cabeça, o recomendado é usar todos os métodos de segurança possíveis no Instagram: autenticação em dois fatores, aplicativos de autenticação, solicitações de login, códigos de reserva, dentre outros. Além disso, monitore suas atividades de login e faça verificações de segurança periodicamente, seguindo as sugestões que o aplicativo recomenda.
Para ativar a verificação em duas etapas no Instagram, acesse a página de seu perfil (tocando na foto que fica ao lado direito inferior) e toque no menu de três listas (que fica no canto direito superior). Na sequência, vá em Configurações > Login e selecione Autenticação de dois fatores. É possível usar um aplicativo de autenticação ou via SMS. Com isso, ao realizar novos logins, além da senha, o app solicitará um código adicional enviado por SMS ou pelo aplicativo de autenticação.
É importante manter o app atualizado, assim como o sistema operacional do celular. Também recomenda-se tomar cuidado com o preenchimento de cadastro em sorteios falsos e sites duvidosos.