A Prefeitura de Riacho de Santana, através da Secretaria de Saúde, confirmou nesta segunda-feira(31), o primeiro caso da variante Ômicron na cidade. O caso foi detectado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), por meio de sequenciamento genético.
Considerando o alto risco de contaminação da variante Ômicron, a orientação é para que todos os cuidados de prevenção sejam reforçados. A população deve estar atenta ao uso adequado de máscaras, manter o distanciamento social, evitar aglomerações, fazer o uso do álcool gel, lavar constantemente as mãos, além de realizar o ciclo completo do esquema vacinal contra o Covid-19.
O Sars-Cov-2, também conhecido como novo coronavírus, é uma cepa identificada em 2019 e tem algumas características genéticas que o torna mais transmissível podendo evoluir para quadros clínicos mais graves.
Os sintomas mais comuns são semelhantes aos de um resfriado: tosse, febre, coriza e dor de garganta. Também é possível haver perda de olfato e de paladar (ageusia), conjuntivite, náuseas, dor de estômago, diarreia, dor de cabeça e lesões de pele. Também é possível haver alteração do nível de consciência.