O Rio São Francisco continua subindo em Bom Jesus da Lapa, e já está com o nível de oito metros e 52 centímetros acima do normal. Com o grande volume de água, as ilhas fluviais no trecho do rio no município já foram impactadas pelo aumento da vazão. Em diversos pontos, é possível ver as áreas alagadas, e diversas famílias ribeirinhas deixaram suas casas ou tiveram que ser removidas de forma emergencial.
Na Barrinha, que é um dos principais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa, cinco restaurantes que ficam na área ribeirinha foram tomados pelo rio, e um deles o teto já começou a ter o telhado coberto pela água.
De acordo com a Agência Nacional de Águas, a vazão chega a 5.090 m³ por segundo. Essa marca foi atingida em medições diárias feitas pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), com réguas que existem na Ponte Gercino Coelho, na manhã deste sábado(15).
Conforme o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), as maiores enchentes desde o início do monitoramento (1940) foram em 1979, quando o rio São Francisco alcançou 12 metros, e em 1989, com 10 metros em Bom Jesus da Lapa. Já a última cheia foi registrada em 2007, quando o nível se aproximou dos 9 metros. Com o início da abertura das comportas da Hidrelétrica de Três Marias, na região Central de Minas Gerais, o rio pode subir ainda mais, e alagar novas áreas próximas ao leito do Velho Chico.
Confira as imagens do Rio São Francisco no Instagram do Notícias da Lapa
Ver essa foto no Instagram
Acompanhe o Noticias da Lapa também nas redes sociais através do Instagram e do Facebook.