O Rio São Francisco chegou no início da tarde desta segunda-feira, 10 de janeiro, medindo cerca de 8,10 metros, subindo 32 cm durante os últimos dois dias. Com isso, começando a causar impactos na vida das famílias ribeirinhas.
Quem já começou a sentir em maior intensidade do efeito provocado pelo volume de água que chega à Bom Jesus da Lapa foram os moradores das Ilhas do Banco do Jogo, Carrapato e Ilha da Prata, que ficam num nível mais baixo em relação ao rio.
Já na sede, o único local atingido, até o momento, foi a Barrinha, onde alguns quiosques próximos ao rio foram invadidos pela água.
Outra cidade ribeirinha na região que está em alerta é a cidade de Malhada, a 148 km de Bom Jesus da Lapa, na divisa do Estado de Minas, onde o leito do rio é mais largo. O rio São Francisco já atingiu a conta de 7,08m, e já começou a jogar nas principais lagoas do município.
O aumento das águas do Velho Chico em Bom Jesus da Lapa e nas cidades ribeirinhas da região é resultado das intensas chuvas sobre as cabeceiras e afluentes do rio nos últimos dias, que refletem no nível do rio no Norte de Minas e na Bahia.
Com o grande volume de água, a Hidrelétrica Três Marias segue aumentando o nível útil, e conforme dados obtidos às 04h00min desta segunda (10/01/2022), está em 68,43% de sua capacidade.
Conforme o CPRM, as maiores enchentes desde o início do monitoramento (1940) foram em 1979, quando o rio São Francisco alcançou 12 metros, e em 1989, com 10 metros em Bom Jesus da Lapa. Já a cheia mais recente foi registrada no mês de março de 2020, quando o nível do Velho Chico chegou em 8,14m(relembre aqui).
Confira as imagens do Rio São Francisco no Instagram do Notícias da Lapa
Ver essa foto no Instagram