No último dia 31 de dezembro de 2021, a Agência Fluvial da Marinha em Bom Jesus da Lapa(AgBJLapa) completou 53 anos de atividades em prol da segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica.
Em cerimônia militar, realizada no dia 30 de dezembro, com a presença de militares, foi lida a Ordem do Dia relativa à data.
“É com júbilo que, no dia de hoje, comemoramos, com muito orgulho e motivação, o aniversário de 53 anos de atuação da Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa, compromissados em manter o alto nível de profissionalismo e dedicação de nossos antecessores, vencendo as dificuldades e otimizando recursos de material e de pessoal, na busca pela excelência em contribuir para a orientação, coordenação e controle das atividades relativas à Marinha Mercante e organizações correlatas, no que se refere à defesa nacional, à salvaguarda da vida humana e à segurança da navegação, no mar aberto e nas hidrovias interiores, e à prevenção de poluição hídrica por parte das embarcações e no auxílio ao serviço de salvamento na Hidrovia do São Francisco”, destacou o Comandante da AgBJLapa, Capitão-Tenente Robson Parada da Silva.
O Comandante lembrou, que no atual cenário pandêmico atravessado pelo mundo contemporâneo, o uso da tecnologia foi essencial para o sucesso da Agência nas atividades, evidenciando o comprometimento e a resiliência dos militares em desempenhar um serviço de qualidade em uma área de jurisdição com aproximadamente 300.000 Km² e 91 municípios, dos quais 14 são banhados pelo rio São Francisco e os seus afluentes.
Na Ordem do Dia, o Capitão agradeceu às autoridades civis e militares do poder público Federal, estadual e municipal e as entidades relacionadas às comunidades Marítima, Náutica e Pesqueira pela colaboração e disponibilidade, “que foram fundamentais nesta caminhada, em especial a Sociedade Amigos da Marinha, incansável parceira de apoio a esta Organização Militar”.
Na oportunidade, o Comandante também agradeceu os militares que servem a Agência. “Quero ressaltar que as conquistas obtidas a partir do segundo semestre de 2020 até os dias atuais tiveram como fator determinante a perfeita sinergia entre nós, a extrema dedicação ao serviço, ao espírito de equipe e o esforço de cada militar no cumprimento de suas atribuições”, além de .
A Marinha é a autoridade marítima brasileira e órgão responsável pela fiscalização nos mares e rios que cortam o território nacional, e em Bom Jesus da Lapa os militares fazem o patrulhamento de 527 Km do Rio São Francisco. Com uma área de jurisdição que corresponde a 91 município, tem como propósito garantir a segurança da navegação, além de permanecer em prontidão constante para a atuação nas atividades de prevenção e resposta à poluição hídrica causada por embarcações e para as ações de busca e salvamento de pessoas em perigo no rio.
Realiza, ainda, o atendimento ao público para credenciar e acompanhar os pescadores, fiscalizadas periodicamente todas as embarcações, especialmente nos períodos de romaria, onde tem maior movimentação de passageiros.