Católicos celebraram o Dia de Santa Luzia, nesta segunda-feira (13), com missas e procissão em Bom Jesus da Lapa, reunindo centenas de turistas e romeiros que vieram de várias partes para participarem desta tradicional festa religiosa.
Desde o início manhã, os fiéis foram até a igreja do Bairro Santa Luzia, e no Santuário do Bom Jesus, para fazer pedidos e agradecer. Já no final da tarde uma procissão pelas ruas da cidade celebrou os 139 anos de devoção a Santa, que é uma das mais antigas da diocese Lapense, sendo celebrada há mais de um século.
Com o aumento do número da população flutuante na cidade foi necessário também um reforço no policiamento para garantir a segurança de todos os devotos de Santa Luzia. O evento transcorreu sem incidentes.
A festa de Santa Luzia começou em Bom Jesus da Lapa no ano de 1882, com registro da primeira capela feita por Dona Camila, conforme consta nós documentos históricos do Monsenhor Turíbio.
Santa Luzia
Santa Luzia viveu na cidade italiana de Siracusa no século III D.C. Foi morta por ordem do imperador romano Diocleciano, por não negar a fé cristã e se recusar a casar com um homem pagão.
Segundo a tradição católica, durante o martírio, ela teve os olhos arrancados, e depois outro par destes órgãos nasceu no lugar milagrosamente, e por isso ela é associada a visão.
Ver essa foto no Instagram