Operação conjunta do IBAMA, Polícia Ambiental e Aeronáutica, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente(SEMEIA) de Bom Jesus da Lapa já aprendeu até o momento cerca de 16.000 metros de redes fixadas no Rio São Francisco na região. Sendo que a SEMEIA apreendeu 1.000 e o IBAMA 15.00. A fiscalização continua até o período do defeso.
O Ibama fez a queima dessas redes nesta manhã de segunda-feira (6/12) em parceria com a SEMEIA, Polícia Ambiental e Aeronáutica.
O trabalho conjunto de fiscalização está sendo feito em Bom Jesus da Lapa e região.
A retirada de peixes dos rios com rede é considerada pesca predatória, o que configura crime ambiental. Durante o período de defeso da piracema, que vai até o dia 28 de Fevereiro de 2022 nos rios e Lagoas, toda a pesca é proibida, exceto a de subsistência.
“A Fiscalização é um trabalho que o IBAMA em parceria com a SEMEIA desenvolve juntamente com a Polícia Ambiental, Marinha, Pescadores amadores e outros parceiros, para coibir a pesca predatória neste período. A falta de conscientização tem sido o inimigo do trabalho dos órgãos fiscalizadores. As fiscalizações são constantes e o trabalho continua até o final do período proibitivo”, explica o Secretário Lúcio Flávio.
A operação conjunta entre órgãos ambientais e de segurança durante a piracema está sendo realizada em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Bom Jesus da Lapa, e conta com o apoio da IBAMA (equipe de Juazeiro e representante de Barreiras), da Polícia Ambiental, Marinha do Brasil, Aeronáutica, Polícia Militar e Guarda Municipal.
Denúncias
Em Bom Jesus da Lapa, crimes ambientais devem ser denunciados por meio Setorial da Semeia: (77)3481-7445.
Acompanhe o Noticias da Lapa também nas redes sociais através do Instagram e do Facebook.