Venda de veículos novos deve ter alta de 11,1% este ano

0
GrupoSCosta-350x250px

 

via  Bahia.ba

Ilustração

A venda de veículos novos em 2021 deve apresentar crescimento de 11,1% sobre 2020, ano marcado pelo maior fechamento de atividades em razão da pandemia de Covid-19. Apesar da projeção ser positiva, o tamanho da recuperação é menor do que a estimada em julho, quando a mesma Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) esperava uma melhoria de 13,6%.

Parte desta revisão se deve aos números do mês passado. No comparativo mensal, apenas o ramo de motocicletas teve avanço frente a agosto. Em setembro, quando foram emplacadas 281.054 unidades, o setor como um todo registrou retração de 4,43%, na comparação com o mês anterior.

Para a entidade, os estoques menores devido a baixa produção nas indústrias têm restringido a recuperação no setor de veículos 0 quilômetros. “A falta de veículos novos, em função da escassez de componentes na indústria, é um fenômeno global, que atinge outros países, como os Estados Unidos, por exemplo. Vivemos, hoje, possivelmente, o ponto mais crítico dessa crise de abastecimento de veículos, mas acredito que, nos primeiros meses de 2022 teremos uma clareza maior sobre a resolução do problema”, explica o presidente da federação, Alarico Assumpção Júnior.